Imagem capa - O que é uma sessão pre-wedding (pré-casamento) por Eduardo Antonio Neri
Curiosidades

O que é uma sessão pre-wedding (pré-casamento)


Ensaio realizado em Sengés-PR na cachoeira do Sobradinho


O pré wedding (ou pré casamento, já que wedding é o termo em inglês para casamento) é um ensaio fotográfico para noivos que querem fazer algumas fotos para entrarem no clima do casamento. Geralmente realizado meses ou semanas antes do casamento e pode ser chamado com fotos mais românticas em ambientes externos na grande maioria deles. Nele, devido ao clima de romantismo, terá os casais em qualquer lugar que quiser em beijos, abraços ou apenas poses de carinho como todo casal faz no seu dia-dia.




As imagens no que diz respeito a um pré wedding não são de apenas um ensaio de namorados mas também aos detalhes, como as alianças nos dedos de noivado, o uso de vestido branco, buquês. No momento da primeira reunião já se conversa um pouco sobre a possibilidade desse ensaio, tais como locais, figurino, deslocamento, objetos que podem ser utilizados nas sessões. Desta forma facilita a preparação entre a nossa equipe e os casais. Nós somos livre para sugerir, mas o casal pode não seguir as sugestões e ter sua própria ideia plantada na mente, o que para nós é melhor devido a ser o gosto do casal, além de sentirem mais a vontade no local de escolha visto q muitas vezes são locais que gostam de estar e contam um pouco da história do casal.


O pré wedding normalmente é onde pode-se contar um pouco da história do casal, como o casal André e Karina na foto acima, que gostam de natureza, locais em que a própria natureza serve de cenário para este perfeito momento de amor, como também o casal Brenda e Thiago que enquanto um gosta de Rock'n Roll, o outro gosta de dança, o que neste caso podemos juntar as duas histórias e mostrarmos em fotos. 



Ensaio de Brenda e Thiago realizado no Cine Teatro contando um pouquinho da histórias deles


Portanto, além de fotos lindas, o pre wedding pode também contar um pouquinho da história do casal, um pouquinho do que já viveram em sua vida de namora, na sua vida de conhecimento antes de decidirem o sim eterno para o amor entre os dois.


O pacote de fotos de um pré wedding pode ser fechado juntamente com as fotos no casamento, com preço único. O valor de tais fotos é variável. Pode haver gastos com locação de espaço para elaborar as imagens, de aluguel de roupas de fantasia, com maquiador e penteado. Os pré requisitos são os mesmos para qualquer ensaio fotográfico e quanto mais distante do estúdio for o seu pré wedding, maiores são os custos. Mas ao ver as fotos em mãos dá para pensar: vale a pena.


A forma como as fotos serão entregues é algo bem particular também. Há quem queira tudo impresso, nos moldes tradicionais, ou peça um photobook, divertido, lúdico e criativo. Pode ser um álbum digital também e depois os noivos escolhem o que vão fazer e onde usar as imagens. Sempre é interessante pedir as duas versões, digitais e impressas. 


Mesmo sendo um ensaio completamente livre, sempre é bom ter boas sugestões de como criar o seu próprio ensaio. O pré wedding é bem mais livre, então boas propostas são sempre aceitas e quanto mais livre melhor.


Uma história de amor – há quem conte sua toda a sua saga até chegar ao noivado apenas em fotos. Não é difícil. Conhece as fotos novelas ou os quadrinhos? Você pode criar uma historinha em imagens e rever lugares e reviver momentos nos cliques que tornaram vocês o casal feliz de hoje. É um ensaio particionado, exige diversas maquiagens e penteados e alguns dias de fotografia, mas fica muito bacana se for bem feito.


Ensaio na praia – já é uma ideia um tanto batida, mas sempre funciona porque o pôr do sol, nascer e dar bom dia para o mar são sempre ideias legais para fotografia. Rendem belas fotos e quem sabe vocês podem treinar beijos e abraços e fotos mais conceituais como apenas silhuetas, sós os pés banhados pela água do mar e afins. Pode se vestir de noiva, só não vale usar o vestido do casamento.



Ensaio na praia de Antonina-PR entre Tadeu e Larissa


Personagens de filmes ou games – por que não? Se vai optar por um casamento temático, o pré wedding pode servir de fotografias para usar na decoração da festa. Fica bacana e vocês podem embarcar na onda de ser o que sempre sonharam, como Homem Aranha e Mulher Maravilha, os X Men, Harry Potter, dentre outros. Com casais loucos por filmes, séries e quadrinhos, o céu é o limite da imaginação.



Ensaio maravilhoso entre esses dois seres que assim com eu são fanáticos por Mário


Mergulho – já pensou em fotos debaixo d´agua? Há quem case em ambiente marinho, mas você pode ser menos ousado e fazer algo mais barato, como fotos submersas na piscina ou em uma praia. Não podem ser demoradas porque o casal precisa estar de olhos abertos e devem posar várias vezes. O fotógrafo também precisa de equipamento ou capa para mergulho específica e isso tudo pode envolver custos a mais. Mas fica bem bacana.


Voltando à infância – já pensou como é legal brincar de ser criança de novo? E se vocês fossem namorados de colégio, como seria? Pense em imagens lúdicas do universo infantil para criar uma proposta diferente de imagens, a serem usadas posteriormente ou apenas ficarem de recordação dos seus últimos dias de solteiro.


É isso espero que tenham gostado... 


Referências:
https://meucasamento.org/recordacoes-para-casamento/pre-wedding/