Imagem capa - Dia Mundial da Fotografia! por Eduardo Antonio Neri
Curiosidades

Dia Mundial da Fotografia!

Fotografia, quem diria que um dia um simples trabalhador de uma loja da família se transformaria num fotógrafo. O que seria um hobby, algo que amava fazer, se tornaria uma profissão. A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade (principalmente porque ela me conquistou... kkkk) e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte e etc. A arte de fotografar pode ser utilizada para informar, recordar, emocionar ou como uma expressão artística.


Resultado de imagem para daguerreotipo


A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem a invenção do daguerreótipo (foto acima), o antecessor das câmeras fotográficas. O 19 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia mundial da fotografia em razão de ter sido anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 1839. Os franceses Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre merecem destaque. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1826. Nesse invento ele aliou o princípio da “câmara obscura” (empregada por artistas desde o século XVI, entre eles Leonardo da Vinci) à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.


Resultado de imagem para iphone


Hoje, com a fotografia digital, os celulares, as máquinas, Ipods e outros produtos tecnológicos permitem que todo ser humano consiga levar a imagem para onde quiser. Nem sempre foi assim, a câmera fotográfica durante muito tempo foi artigo, pessoas de baixa renda por exemplo seria praticamente impossível fazer fotos, uma por que a câmera era cara, outra pq exigia-se filmes que tbém não eram baratos. Hj, devido a essa digitalização, ficou cada dia mais acessível digitalizar um quadro para a eternidade, ainda mais qdo esta imagem cai na rede mundial de computadores, a internet.


Mas, ser fotógrafo, não é apenas fazer a foto para um dia recordarmos, e sim, fazer com que a história por trás daquela foto seja contada, a história de amor, de alegria, de emoção, de carinho, de cada hora, de cada segundo, de cada milésimo do momento exato de aquilo que viveu, da emoção que sentiu em seu coração. Poder congelar o tempo, nos traz a sensação de ao ver a foto, você reviver aquela sensação novamente, relembrar de como foi bom viver aquele segundo agora eternizado para a história, e saber que sua pintura através da câmera pode causar tais sensações é de uma alegria enorme para mim, e acredito que para todos os fotógrafos que existem pelo mundo.





Bora eternizar com fotografia o que só dá para escrever com luz, a própria foto!