06/08/2021 às 19:41 Dicas Curiosidades

Fotografar Estrelas, como fazer?

332
4min de leitura

A fotografia, é algo centenário ou milenar dizem, uma arte que encanta há muito tempo com alegria, obras de arte estampando livros, jornais, revistas, ou até mesmo galerias de arte, um vasto universo de possibilidades, ainda mais com os smartphones cada dia mais poderosos e com qualidade de câmeras surreais que podem fazer fotografias até mesmo digna de prêmios.

Entretanto, muitas vezes ela pode nos mostrar coisas que vão além do que nossos olhos são capazes de enxergar, mas como assim? A fotografia nos mostra luz, ou melhor o reflexo da luz em tudo que ela toca, portanto, o que nós vemos nas fotografias, são luzes sim, sejam elas naturais ou artificiais, refletindo assim revelando objetos, pessoas ou até mesmo astros.

Mas se estamos num local completamente sem luz, é possível termos uma fotografia, a resposta é praticamente impossível... Se é praticamente impossível, existe então alguma possibilidade, certo? Mas então como a fotografia pode mostrar algo além do que nossos olhos podem ver? Veja na foto abaixo, foi feita num local completamente sem luz, uma escuridão total... Mas como assim? Estou vendo um casal, e um monte de estrelas... Mas você pode pensar: isso é fácil, é só fazer a foto normalmente com o casal e disparar o flash neles, ou até mesmo usar um LED, nem precisa de flash... Pode até ser, porém faço uma pergunta, as constelações apareceriam na imagem? Não!

Fotografia de estrelas, pre wedding, longa exposição
Foto: Eduardo Neri (fotografia premiada por duas instituições internacionais FineArt e EPA – Expression Photography Awards) EXIF: ISO 1000, F3.2, 15 seg, Lente Fish EYE Nikon 10,5mm f2.8

Pois bem, para que essa imagem contenha tanto o casal, quanto a constelação de estrelas, só é possível por conta de uma técnica chamada longa exposição, e com um disparo de flash remoto, por isso vemos o casal e as constelações... Detalhe, a olho nu, nunca conseguiríamos ver essa quantidade de estrelas revelada pela imagem, pois somente com alguns segundos do sensor da câmera exposto, isso torna-se possível. Mas não somente isso, explicarei abaixo como funciona todo esse processo.

Alguns fatores são de extrema importância para a realização da fotografia de estrelas:

- a luz ambiente;

- a Lua, isso mesmo, a Lua;

- a lente utilizada;

- o tamanho do sensor, se é cropado ou full frame;

- o tempo de exposição da câmera.

Mas o que realmente esses fatores têm de importância?

É aconselhável sempre estar num ambiente o mais escuro possível, e o mais longe de fontes luminosas como a cidade, portanto, quanto mais longe da cidade vc estiver, mais perfeita ficará a captura das estrelas através dos ajustes realizados. Caso a luz ambiente esteja presente, o tempo de exposição para conseguir fotografar a constelação se torna muito curto, o que prejudica e muito o resultado. Eis que entra a Lua como fator importante na história, tanto a lua cheia, quanto a lua crescente, não são bacanas para conseguir a melhor foto das estrelas, pelo mesmo motivo da luz ambiente, é possível? Sim, é possível, a foto abaixo foi feita no fundo da minha casa, com luz ambiente dos postes normalmente, mas neste caso a lua era minguante, o que ajudou um pouco.

Foto de estrelas do fundo da minha casa com luz ambiente, mostrando que tbém é possível.
Foto: Eduardo Neri. Infelizmente não consegui encontrar o EXIF dessa imagem, pois é antiga e o arquivo fonte se perdeu.


Pois bem, há ainda três fatores ainda não citados, a lente, o tempo de exposição e o tamanho do sensor. Estes três fatores são todos interligados por uma regra matemática, a regra dos 500.

Mas o que tem haver uma fórmula matemática com a fotografia de estrelas? Pois bem, caso o resultado da regra, ou seja, o tempo de exposição estiver errado (ou deixar de fazer), o resultado da imagem pode ser perdido, uma vez que a luz pode estourar a luz da imagem, ou contrário, o tempo muito curto e ainda ficar escura, portanto o valor do tempo correto é o que faz a imagem captar as estrelas como as fotos acima. Porém caso queira um resultado um pouco diferente como o a imagem abaixo, erre com gosto o tempo de exposição. (mas para isso caberia outro post)

Foto das estrelas com o arrasto que elas fazem devido ao longo tempo de exposição.
Foto das estrelas com o arrasto que elas fazem devido ao longo tempo de exposição. Fonte: https://www.goodfreephotos.com

Feito todos os ajustes necessários que são:

- tempo de exposição ajustado de acordo com a regra dos 500.

- ISO maior possível que sua câmera faz sem granular ao extremo sua imagem;

- uma lente que tenha seu diafragma mais aberto possível, de preferência f2.8 e que seja grande angular;

- o tripé, isso mesmo, esse tipo de foto sem tripé é quase impossível;

- alguma luz extra caso queira fazer como a primeira foto do post por exemplo, iluminar alguém ou algum objeto, ou paisagem, etc.

Dica extra:

- Instale um app que ajuda na localização das constelações, especialmente da Milk Way q é a mais famosa nas fotografias de estrelas espalhadas pelo mundo, o app que utilizo é o Star Tracker, o link está acima da imagem, e ao lado a tela de visualização das constelações. Após instalado, a utilização é super simples, basta você virar a câmera do seu smartphone para o céu e voila, você verá todas as constelações que supostamente sua fotografia irá mostrar após todos os ajustes realizados.

Muito bem, partiu fazer fotos das estrelas e mostrar toda sua criatividade, seja na composição, seja com a luz artificial, com a luz natural... Pois como dizem, por aí: A lente de sua câmera revela muito mais do que o olho pode ver.

06 Ago 2021

Fotografar Estrelas, como fazer?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

arte estrelas fotografia fotografia de casamento longa exposição regra dos 500 stars

Quem viu também curtiu

03 de Nov de 2018

Nosso Conceito, nossa nova Logomarca

09 de Jun de 2021

Dicas para você arrasar em seu ensaio de gestante!

16 de Ago de 2018

O poder que tem a Fotografia!

Olá, tudo bem? Seja bem vindo(a) Qualquer dúvida é só chamar aqui no Whats, ok?
Logo do Whatsapp